quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Muito bom. É o símbolos dos Cristãos: a Oração.

A igreja de Santiago, na Baixa de Coimbra, transforma-se a partir desta sexta-feira num espaço de oração, aberto diariamente das 8h00 às 20h00, destinado especialmente a pedir padres para a Igreja Católica.

A iniciativa abre esta noite às 21h00 com uma missa na referida igreja, presidida pelo bispo de Coimbra e responsável ao nível do episcopado de Portugal pelas vocações, D. Virgílio Antunes, revela um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
...
A decisão tinha sido anunciada pelo prelado em nota pastoral de 1 de novembro, onde explicava que a oração consiste na adoração ao Santíssimo Sacramento, hóstia consagrada que os católicos acreditam ser o próprio Jesus Cristo.

“Peço encarecidamente aos cristãos, sacerdotes, religiosos e leigos que façam daquele templo um verdadeiro santuário das vocações sacerdotais e que os jovens se deixem confrontar, no silêncio e na oração, com Jesus que, rico de misericórdia, continua a chamar, dizendo: Tu, vem e segue-Me!”, escreveu o bispo de Coimbra.

A nota à comunicação social sublinha que “tem-se investido nestas últimas décadas, mais do que nunca, na pastoral das vocações, mas os frutos parecem ser cada vez menos e as razões são múltiplas e diversas”.

“Todos aqueles que amam a Igreja e sentem quanto se perde pela falta de vocações, são convidados a voltar-se para Deus, decididamente, e a esperar d’Ele o dom das vocações”, refere o comunicado.

O texto recorda as palavras do cardeal italiano Mauro Piacenza, responsável máximo da Congregação para o Clero, do Vaticano, que em carta redigida em 2011 expressou o desejo de que “em cada diocese haja pelo menos uma igreja, capela ou santuário dedicado à adoração perpétua da Eucaristia, pela intenção específica de promover novas vocações e pela santificação do clero”.

O facto de se “dedicar uma igreja para a adoração permanente pelas vocações não invalida antes potencia a que nas paróquias se dediquem também largas horas para esta adoração que renova a vida espiritual dos fiéis e o dinamismo apostólico”, salienta a nota da diocese.

“Vamos sabendo de muitas paróquias que estão a lançar dias inteiros de adoração e outras a alargar os horários que já tinham, pois quanto maior forem os tempos para a adoração mais possibilidades damos ao povo de poder adorar”, observa o texto de divulgação, assinado pelo padre Jorge Santos, coordenador da iniciativa.

A diocese pede aos fiéis “que se inscrevam 1 hora por semana, ou duas horas de 15 em 15 dias” para participarem neste tempo de adoração.

À quinta-feira, das 21h00 às 23h00, a igreja de Santiago recebe uma oração organizada por grupos de jovens de toda a diocese e “pelo menos um dia por semana” estarão sacerdotes disponíveis sobretudo para o “aconselhamento espiritual”, indica o comunicado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários anónimos não serão aceites