domingo, 11 de março de 2012

Testemunho - Retiro dos Jovens


Na última sexta-feira os jovens do Sempre Mais Alto partiram para o retiro quaresmal. Este ano estava previsto que tivesse lugar em Torres Vedras e, três semanas antes, o lugar teve de ser alterado para o Baleal. E ainda bem!

Durante este fim-de-semana e com a ajuda do Pe. Rui Gregório e do Pe. Filipe Sousa, a casa de Jesuítas em cima da falésia foi o nosso lar.


Neste retiro rimos e chorámos, escutámos e falámos, demos e recebemos.Não fomos um conjunto de amigos que foi passear ao Baleal e apanhar frio de noite, mas um grupo unido de jovens que foram chamados por Deus a fim de se prepararem melhor para o resto da Quaresma.

Tivemos vários momentos de silêncio e reflexão, em que o mar e a solidão nos ajudaram a escutar melhor Deus e a perceber qual o projeto Dele para a nossa vida.


Num desses momentos deparei-me com uma pergunta que me têm colocado muito ultimamente? “Quem é Deus para mim?” E nos meus pensamentos lembrei-me duma expressão que se usa muitas vezes… “Deus é como o vento”… Não precisamos de o ver para saber que Ele está lá, vemo-lo no rosto dos nossos familiares, amigos e colegas. Foi o caso do momento de oração no sábado. Que momento lindo!


Nunca me esquecerei das palavras dos animadores que tanto se esforçarampara concretizar este retiro, das letras das músicas e da partilha que se fez. Dou graças a Deus por nos ter dado esta oportunidade de nos reunirmos em oração.


No Domingo, Maria guiou-nos com a sua luz pela praia enquanto rezámos oterço, passando por pessoas que olhavam para nós maravilhados e espantados. Tal como um casal de franceses que pararam os seus planos para celebrar o final da Eucaristia connosco.

Este retiro refletiu o que é o Sempre Mais Alto e agora só nos resta colher osfrutos que semeámos enquanto estivemos no Baleal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários anónimos não serão aceites