sábado, 6 de novembro de 2010

Bento XVI em Espanha apela aos jovens que não sejam egoístas (SIC)

"Quero que esta mensagem chegue sobretudo a todos os jovens. Precisamente a vós, este conteúdo essencial do evangelho indica-vos o caminho para, renunciando a um modo de pensar egoísta, de curto alcance, como tantas vezes vos propõem, e assumindo o de Jesus, podeis realizar-vos plenamente e ser semente de esperança", disse o papa.

Bento XVI aproveitou o tema do evangelho para defender que Jesus Cristo, ao propor um "novo modo de relacionar-se em comunidade, baseado na lógica do amor e do serviço", também se dirige aos "líderes dos povos". "Porque onde não há entrega pelos outros surgem formas de prepotência e exploração que não dão espaço a uma autêntica promoção humana integral", justificou.

O Papa apelou à Europa para que se "abra a Deus" e vá ao seu encontro "sem medo", trabalhando em prol da dignidade humana descoberta pelas "melhores tradições" das épocas clássica, medieval e moderna, quer a bíblica quer as filosóficas, literárias, culturais e sociais. "Tantos peregrinos que caminham até Santiago de Compostela para abraçar o apóstolo. O cansaço do andar, a variedade das paisagens, o encontro com pessoas de outras nacionalidades abrem o mais profundo e comum que nos une aos humanos", referiu. Bento XVI classificou os peregrinos, tal como os restantes humanos, como "seres em procura, seres necessitados de verdade e de beleza, de uma experiência de graça, de caridade e de paz, de perdão e de redenção".

O papa realçou que Deus declarou Jesus "justo e santo frente à sentença do tribunal humano que o condenou por blasfemo e subversivo""Deus que arrancou Jesus Cristo da morte. Deus que fará justiça a todos os injustamente humilhados da história", afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários anónimos não serão aceites