quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Confiar em Deus nos momentos difíceis

O Papa pediu hoje aos católicos para confiarem em Deus nos momentos mais difíceis da vida, naquela que foi a sua primeira audiência geral de 2013, em que também procurou esclarecer a origem de Jesus.
No encontro realizado no Vaticano, Bento XVI apelou aos fiéis para não desanimarem perante o desajustamento que poderão sentir face às exigências do seu testemunho cristão e lembrou que Deus escolheu para mãe do seu filho, Jesus, “uma mulher humilde”, proveniente de uma “vila desconhecida” localizada numa das “províncias mais longínquas” do Império Romano.
“Sempre, mesmo no meio das dificuldades mais árduas a enfrentar, devemos ter confiança em Deus, renovando a fé na sua presença e ação na nossa história, como na de Maria”, afirmou.
Depois de lembrar que “nada é impossível a Deus”, o Papa sublinhou que com ele a existência humana “caminha sempre sobre um terreno seguro e abre-se a um futuro de esperança firme”.
“Só se nos abrirmos à ação de Deus, como Maria, só se confiarmos a nossa vida ao Senhor como a um amigo em quem nos fiamos totalmente, é que tudo muda, a nossa vida adquire um novo sentido”, disse.

O nascimento de Jesus, que os cristãos assinalam no Natal, é um anúncio esperançoso porque confere a “certeza” de que “o poder de Deus age sempre e opera maravilhas mesmo na debilidade”.
Com a natividade de Jesus, Deus “dá vida a um novo início da humanidade”, apontou o Papa, antes de referir as virtudes do primeiro dos sete sacramentos concedido pela Igreja Católica.
“Ao início do ser cristão é o Batismo que nos faz renascer como filhos de Deus, nos faz participar na relação filial que Jesus tem com o Pai. E quero destacar que o Batismo recebe-se, nós ‘somos batizados’ – é um passivo – porque ninguém é capaz de tornar-se filho por si: é um dom que é conferido gratuitamente”, vincou.
A catequese de Bento XVI centrou-se também na origem humana e divina de Jesus, questão que foi motivo de perplexidade entre os seus próprios contemporâneos, como narra a Bíblia, livro que segundo o Papa dá uma resposta inequívoca às dúvidas.
“Nos quatro Evangelhos emerge com clareza a resposta à pergunta ‘de onde’ vem Jesus: a sua verdadeira origem é o Pai”, que “nunca” abandona a humanidade.
O ‘Credo’, profissão de fé proferida em todas as missas, refere “quatro sujeitos” que agem no nascimento de Jesus: o próprio, Deus Pai, o Espírito Santo e a Virgem Maria, explicou.
Na alocução em língua portuguesa aos peregrinos lusófonos, Bento XVI desejou “um Ano Novo sereno e feliz”.
“A minha saudação amiga para todos os peregrinos de língua portuguesa, desejando que a luz do Salvador divino resplandeça intensamente nos vossos corações, para serdes semeadores de esperança e construtores de paz nas vossas famílias e comunidades”, afirmou.
Após a audiência, o Papa enviou uma mensagem em oito línguas, incluindo o português, aos seus mais de 2,3 milhões de seguidores na rede social Twitter: "Quando nos entregamos totalmente ao Senhor, tudo muda. Nós somos filhos de um Pai que nos ama e nunca nos abandona".

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Bento XVI convida à descoberta da «paz interior»

Bento XVI iniciou hoje o novo ano com um apelo à redescoberta da “paz interior” e disse que a humanidade tem uma “vocação natural” para essa mesma paz.
“É a paz interior que queremos ter no meio dos acontecimentos às vezes tumultuosos e confusos da história, acontecimentos cujo sentido muitas vezes não conseguimos compreender e que nos deixam abalados”, disse o Papa, na homilia da missa da solenidade litúrgica de Maria Santíssima Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, no Vaticano.
Segundo Bento XVI, o desejo de paz é uma “aspiração essencial” e coincide com o anseio “por uma vida humana plena, feliz e bem sucedida”.
“Por outras palavras, o desejo de paz corresponde a um princípio moral fundamental, ou seja, ao dever-direito de um desenvolvimento integral, social, comunitário, e isto faz parte dos desígnios que Deus tem para o homem”, acrescentou.
O Papa estava acompanhado pelos responsáveis do Conselho Pontifício Justiça e Paz e as principais figuras da diplomacia da Santa Sé, a começar pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.
Bento XVI retomou as preocupações que tinha deixado na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz 2013 sobre um “capitalismo financeiro desregulado” e “diversas formas de terrorismo e criminalidade”.
“A paz é bem por excelência que deve ser invocado como um dom de Deus e, ao mesmo tempo, que deve ser construído com todo o esforço”, observou.
Os crentes, frisou o Papa, mantêm essa paz mesmo nas “dificuldades e os sofrimentos da vida”.
“Os sofrimentos, as provações e a escuridão não corroem, mas aumentam a nossa esperança, uma esperança que não dececiona”, concluiu.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Passagem de Ano

A Passagem de Ano irá ter os seguintes horários:
 

22:30 - Ensaios dos cânticos e decoração da igreja (para os jovens do SMA)
 
23:30 - Início da Oração
00:30 - Momento de Convívio no Centro Comunitário

Pedimos que tragam alguma coisa para partilhar visto que a entrada será gratuita.
 
Para se inscreverem será necessário preencher os seguinte formulário para que tenhamos uma ideia do número de participantes
 
Amanhã haverá um ensaio dos cânticos às 16h na Igreja.
Aparece!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Passagem de Ano

Este ano lembrámo-nos de ter uma Passagem de Ano diferente do habitual.


Assim gostariamos de te convidar a passar esta noite connosco. Ao contrário do habitual o desafio é passar o Ano na casa de Jesus Cristo, num momento de oração ao estilo de Taizé. Depois do momento de oração iremos festejar o Ano Novo em Comunidade no Salão Paroquial, com música, dança, comida, bebida... Alinhas?

Actividades Natalícias

Como já vem sendo hábito teremos algumas actividades natalícias na qual a presença de cada um é essencial:

21 de Dezembro às 17h
Cantar músicas de Natal na estação - o ponto de encontro é na estação do lado do Algueirão

22 de Dezembro às 9h
Distribuição de postais de Natal - o ponto de encontro é na Igreja

22 de Dezembro às 21h
Ensaio do coro para a Missa do Galo - somos todos convidados a participar, mesmo os que não fazem parte do coro!

Contamos contigo, com a tua voz e com a tua alegria!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Momento de Oração com os Pais

Antes da habitual "pausa" natalícia,
queremos convidar todos os pais a juntarem-se a nós num momento de oração!


Este Domingo às 17h
no Centro Comunitário do Algueirão 

Contamos com a vossa presença!