segunda-feira, 19 de março de 2012

Hoje é dia de S. José!

Hoje é dia de S. José, padroeiro da nossa paróquia! Deixamos-te aqui, um excerto de uma carta do Papa João Paulo II sobre São José:

"São José foi chamado por Deus para servir directamente a Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade. É precisamente deste modo que ele coopera no grande mistério da Redenção, ao chegar a plenitude dos tempos, e é verdadeiramente ‘ministro da salvação’. A sua paternidade expressou-se concretamente em ter feito da sua vida um serviço, um sacrifício, ao mistério da encarnação e à missão redentora com ele inseparavelmente ligada; em ter usado da autoridade legal, que lhe competia, em relação à Sagrada família, para lhe fazer o dom total de si mesmo, da sua vida e do seu trabalho; e em ter convertido a sua vocação humana ao amor familiar na humana oblação de si, do seu coração e de todas as capacidades, no amor que empregou ao serviço do Messias nascido na sua casa”

domingo, 18 de março de 2012

Videos e Músicas da Reunião ;)







Filme "Jesus"

Em conversa com elementos do grupo, surgiu a ideia de realizar uma sessão de cinema, o título do filme é Jesus, como o filme tem a duração de 3h, em conversa com os guias e responsáveis chegou-se a duas opções, a primeira é no dia 29 irmos para a igreja as 19h levarmos cada um o nosso jantar e vermos o filme (o jantar seria a meio do filme), a segunda opção é na quinta feira santa depois de virmos da Sé a seguir ao almoço vermos o filme todo de seguida na igreja, vota na que preferes (na barra lateral do blog)

João Fialho

quinta-feira, 15 de março de 2012

Facebook da Pastoral Juvenil Vicarial

A Pastoral Juvenil da nossa Vigararia já tem uma página no Facebook!

Faz uma visita!

domingo, 11 de março de 2012

Testemunho - Retiro dos Jovens


Na última sexta-feira os jovens do Sempre Mais Alto partiram para o retiro quaresmal. Este ano estava previsto que tivesse lugar em Torres Vedras e, três semanas antes, o lugar teve de ser alterado para o Baleal. E ainda bem!

Durante este fim-de-semana e com a ajuda do Pe. Rui Gregório e do Pe. Filipe Sousa, a casa de Jesuítas em cima da falésia foi o nosso lar.


Neste retiro rimos e chorámos, escutámos e falámos, demos e recebemos.Não fomos um conjunto de amigos que foi passear ao Baleal e apanhar frio de noite, mas um grupo unido de jovens que foram chamados por Deus a fim de se prepararem melhor para o resto da Quaresma.

Tivemos vários momentos de silêncio e reflexão, em que o mar e a solidão nos ajudaram a escutar melhor Deus e a perceber qual o projeto Dele para a nossa vida.


Num desses momentos deparei-me com uma pergunta que me têm colocado muito ultimamente? “Quem é Deus para mim?” E nos meus pensamentos lembrei-me duma expressão que se usa muitas vezes… “Deus é como o vento”… Não precisamos de o ver para saber que Ele está lá, vemo-lo no rosto dos nossos familiares, amigos e colegas. Foi o caso do momento de oração no sábado. Que momento lindo!


Nunca me esquecerei das palavras dos animadores que tanto se esforçarampara concretizar este retiro, das letras das músicas e da partilha que se fez. Dou graças a Deus por nos ter dado esta oportunidade de nos reunirmos em oração.


No Domingo, Maria guiou-nos com a sua luz pela praia enquanto rezámos oterço, passando por pessoas que olhavam para nós maravilhados e espantados. Tal como um casal de franceses que pararam os seus planos para celebrar o final da Eucaristia connosco.

Este retiro refletiu o que é o Sempre Mais Alto e agora só nos resta colher osfrutos que semeámos enquanto estivemos no Baleal!