Da nudez e da encarnação da história.
Vinde todos contemplar e adorar,
Pousem armas porque a vida vai mudar.
O Menino que nasceu é Deus connosco
Povos todos exultai de alegria
É o dia de criar um mundo novo
Onde todos são iguais em harmonia.
Como borboletas que bebem nas flores
Beberão nas fontes da paz,
Da Eucaristia e do perdão
De todos os cantos da terra virão.
Todos mão na mão, diante do Amor
Chorarão esfomeados de perdão.
Com o coração a rebentar de ternura
Será, o grande dia do Senhor.
Como a paz não se constrói sem liberdade,
A verdade não se vive sem amor.
Povos todos agarrai-vos ao que é vida
Porque o mundo foi tomado p’lo Senhor.
Lá do alto veio a paz e a redenção
Fez-se Homem o Deus vivo e verdadeiro
Povos todos agarrai-vos ao que é vida
Porque Deus está a nascer no mundo inteiro."
PARA OUVIR
Um Santo Natal ;)
domingo, 27 de dezembro de 2009
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Avaliação do 1º Período (p/ JOVENS)
Fim de período é também tempo de avaliação! Tal como ficou combinado na reunião está aqui o formulário para vocês preencherem. Quando recomeçarmos teremos tempo para esmiuçar os resultados obtidos :D
Um Santo Natal para todos!!
P.S: Tal como está no titulo do post esta avaliação destina-se aos jovens.... de qualquer forma os elementos da raiz que já preencheram não se preocupem com isso :D
Um Santo Natal para todos!!
P.S: Tal como está no titulo do post esta avaliação destina-se aos jovens.... de qualquer forma os elementos da raiz que já preencheram não se preocupem com isso :D
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
(A)Tracção às 4ªs

As noites de oração vicarial recomeçam neste mês de Dezembro, já dia 16.
Uma forma de viver o advento, não faltes!
Ensaio na 3ª feira dia 15, às 21h30 na Igreja de São Miguel em Sintra.
Etiquetas:
Oração Vicarial Sintra Atracção
Fim-de-semana hospitaleiro na Casa de Saúde do Telhal
No passado fim-de-semana, de 20 a 22 de Novembro, realizou-se mais um fim-de-semana hospitaleiro na Casa de Saúde do Telhal.
Parti do Algueirão com o meu grupo na noite de sexta-feira com um certo medo mas, também, com expectativas de que voltaria diferente deste fim-de-semana, e assim foi. No caminho para a Casa pensava em várias coisas tais como: será que ia conseguir dar-me bem com os doentes, será que ia conseguir agir normalmente com eles, será que ia gostar, … Coisas que passam sempre pela cabeça das pessoas que gostam de fazer as coisas bem e que gostam de marcar pela positiva. Finalmente chegámos. Entrámos e não estava ninguém. De repente apareceram dois rapazes. Pensei: “Bem, isto afinal não vai ser como pensava”, “ Vem mais gente e eu pensei k éramos só nós” e tinha razão pois, realmente, não foi o que pensei, foi muito melhor. Subimos para os quartos e acomodamo-nos.
Quando descemos para o jantar dei de caras com um grupo enorme à minha frente. Eram tantos…
Maior parte deles eram do Alentejo, mais precisamente de Vila Nova de S. Bento, outros eram do Casal da Mata, uma de Rio de Mouro e outra do Sabugo e depois era o meu grupo. Ao todo éramos imensos. Houve logo uma troca de sorrisos e palavras e nesse momento percebi que ali começava um fim-de-semana que ia mudar a minha vida.
Durante o fim-de-semana rezámos, demos carinho, convivemos e ajudámos as pessoas a sorrir. Foi um fim-de-semana único não só pelo grupo que se formou mas, principalmente, pela entrega aos doentes.
Entreguei-me completamente a eles, dei tudo de mim e fui feliz como nunca tinha sido antes. É lindo quando vemos a magia que aquelas pessoas (que apesar de terem problemas mentais são muito mais inteligentes que alguns saudáveis) nos transmitem.
Também, brincámos, falámos, rimos e chorámos, tudo o que fazemos com as pessoas que não estão naquela Casa.
Cresci como cristã, como amiga, como hospitaleira mas, sobretudo, como pessoa. Todos aqueles doentes fizeram-me sentir viva e com vontade de ajudar cada vez mais aqueles que mais precisam, dando não só bens materiais mas também e principalmente amor, amor e muito amor.
Para primeira vez fiquei encantada, maravilhada e com bastante vontade de repetir a experiência, não só pela relação de cumplicidade e amor que criei com os doentes mas, também, como já anteriormente referi, pelo meu grupo de trabalho, pelos outros grupos e pelos animadores incluindo o padre Alberto. Neste grupo hospitaleiro conheci pessoas espectaculares e únicas que me marcaram muito pela sua simplicidade, entrega, hospitalidade, personalidade e muito mais. Cresci, também, com eles pois cada um contribuiu para me tornar numa pessoa melhor e diferente.
Sem dúvida foi um fim-de-semana milagroso pois mudei muito, dei tudo o que tenho em mim e sinto-me com força para tudo porque QUANTO MAIS DAMOS DE NÓS MAIS RICOS NOS SENTIMOS.
Parti do Algueirão com o meu grupo na noite de sexta-feira com um certo medo mas, também, com expectativas de que voltaria diferente deste fim-de-semana, e assim foi. No caminho para a Casa pensava em várias coisas tais como: será que ia conseguir dar-me bem com os doentes, será que ia conseguir agir normalmente com eles, será que ia gostar, … Coisas que passam sempre pela cabeça das pessoas que gostam de fazer as coisas bem e que gostam de marcar pela positiva. Finalmente chegámos. Entrámos e não estava ninguém. De repente apareceram dois rapazes. Pensei: “Bem, isto afinal não vai ser como pensava”, “ Vem mais gente e eu pensei k éramos só nós” e tinha razão pois, realmente, não foi o que pensei, foi muito melhor. Subimos para os quartos e acomodamo-nos.
Quando descemos para o jantar dei de caras com um grupo enorme à minha frente. Eram tantos…
Maior parte deles eram do Alentejo, mais precisamente de Vila Nova de S. Bento, outros eram do Casal da Mata, uma de Rio de Mouro e outra do Sabugo e depois era o meu grupo. Ao todo éramos imensos. Houve logo uma troca de sorrisos e palavras e nesse momento percebi que ali começava um fim-de-semana que ia mudar a minha vida.
Durante o fim-de-semana rezámos, demos carinho, convivemos e ajudámos as pessoas a sorrir. Foi um fim-de-semana único não só pelo grupo que se formou mas, principalmente, pela entrega aos doentes.
Entreguei-me completamente a eles, dei tudo de mim e fui feliz como nunca tinha sido antes. É lindo quando vemos a magia que aquelas pessoas (que apesar de terem problemas mentais são muito mais inteligentes que alguns saudáveis) nos transmitem.
Também, brincámos, falámos, rimos e chorámos, tudo o que fazemos com as pessoas que não estão naquela Casa.
Cresci como cristã, como amiga, como hospitaleira mas, sobretudo, como pessoa. Todos aqueles doentes fizeram-me sentir viva e com vontade de ajudar cada vez mais aqueles que mais precisam, dando não só bens materiais mas também e principalmente amor, amor e muito amor.
Para primeira vez fiquei encantada, maravilhada e com bastante vontade de repetir a experiência, não só pela relação de cumplicidade e amor que criei com os doentes mas, também, como já anteriormente referi, pelo meu grupo de trabalho, pelos outros grupos e pelos animadores incluindo o padre Alberto. Neste grupo hospitaleiro conheci pessoas espectaculares e únicas que me marcaram muito pela sua simplicidade, entrega, hospitalidade, personalidade e muito mais. Cresci, também, com eles pois cada um contribuiu para me tornar numa pessoa melhor e diferente.
Sem dúvida foi um fim-de-semana milagroso pois mudei muito, dei tudo o que tenho em mim e sinto-me com força para tudo porque QUANTO MAIS DAMOS DE NÓS MAIS RICOS NOS SENTIMOS.
Rita Rodrigues
Etiquetas:
Telhal fim-de-semana Hospitaleiro SMA
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Festas de Natal nos Lares
A época do Natal traz sempre consigo muitos desafios à nossa generosidade.
Felizmente o pessoal do SMA é generoso, e foram muitos aqueles que aceitaram mais este desafio de colaborar com o grupo dos Visitadores de Idosos da nossa comunidade, nas festas de Natal dos lares.
A nossa tarefa principal é estar com os idosos, no entanto pedem-nos que para além disso animemos as festas com algumas canções. Para prepararmos a componente musical da qual vamos ser protagonistas temos um
Ensaio no dia 13 (Domingo) às 15h30 no Centro Comunitário.
Caso já estejas esquecido podes consultar ->aqui<- o dia para o qual te inscreveste.
O ponto de encontro nos dias das festas será às 15h00 à porta da igreja.
Felizmente o pessoal do SMA é generoso, e foram muitos aqueles que aceitaram mais este desafio de colaborar com o grupo dos Visitadores de Idosos da nossa comunidade, nas festas de Natal dos lares.
A nossa tarefa principal é estar com os idosos, no entanto pedem-nos que para além disso animemos as festas com algumas canções. Para prepararmos a componente musical da qual vamos ser protagonistas temos um
Ensaio no dia 13 (Domingo) às 15h30 no Centro Comunitário.
Caso já estejas esquecido podes consultar ->aqui<- o dia para o qual te inscreveste.
O ponto de encontro nos dias das festas será às 15h00 à porta da igreja.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Festa Natal em Pexiligais - E a preparação continua ...
Pois é, a sala não encheu, mas a nossa reunião para começar a pensar nesta festa foi um sucesso...
Já escolhemos 2 peças de teatro para representar, das muitas que tínhamos em cima da mesa e tivemos algumas ideias para músicas que queremos cantar na festa.
Mas para que esta festa seja possível precisamos da tua ajuda:
Contamos contigo!
Já escolhemos 2 peças de teatro para representar, das muitas que tínhamos em cima da mesa e tivemos algumas ideias para músicas que queremos cantar na festa.
Mas para que esta festa seja possível precisamos da tua ajuda:
Domingo (dia 6) às 15h30 e Terça (dia 8) às 17h
para prepararmos e ensaiarmos as peças...
para prepararmos e ensaiarmos as peças...
Contamos contigo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
